2019 da dobra: um ano de mudanças

acredito que viajamos no tempo.

e foi um pulo de 2019 pra hoje, já no ano de 2020, ainda no planeta terra.

vc viu passar? passou tão rápido que só agora a gente foi pensar em retrospectiva.

afinal, deve fazer bem desacelerar e relembrar tudo que aconteceu no ano que passou.

até pq tempo pode ser uma ilusão, mas o que rolou………….. ah rolou!

E FOI MUITA COISA. vamos lembrar das mais marcantes? vamos assimilar?

vamos levar essas coisinhas boas com a gente?

----

carteira co criada com a comunidade

somos apaixonados por escutar feedback, por isso, depois de escutar muito o que a galera curte ou não no nosso produto principal. resolvemos lançar a nova carteira clássica, ou, como gostamos de chamar ~ carteira co criada com a comunidade ~ toda feita em cima dos feedbacks dos clientes e comunidade, em geral.

----

carteira a treix reaix?

se teve um meme que teve a ver com a gente, foi esse. não conhece? se liga aqui. o vídeo original era tão engraçadinho que a gente não podia deixar passar em branco. gravamos nossa própria versão da história, dublando, e criamos uma promoção louca nessa temática durante um dia.

JANEIRO

FEVEREIRO

----

terminamos a reforma e entrega do pátio do ciep - 900 alunos impactados

um dos momentos mais marcantes pra gente nesse ano. colocamos a mão na massa e reformamos o pátio de uma escola da região onde a dobra tá inserida. temos um plano, o dobra +1, com o qual arrecadamos 1 real de cada produto vendido pra criar projetos de impacto social. o primeiro deles foi o Mãos à Dobra. com ele, perguntamos aos alunos da escola qual era o sonho deles lá. eles queriam um pátio legal, um espaço de descanso e lazer melhor. e foi isso que a gente fez. eles desenharam estampas de carteiras, juntamos dinheiro das vendas pra comprar materiais, e fizemos uma reforma incrível com a ajuda de muita gente da comunidade.

----

vestindo ideias

decidimos trazer nosso propósito e as ideias que já estampavam as camisetas da galera que trabalha na dobra, pro público geral. quando uma ideia faz muito sentido que a gente precisa vestir ela, a gente se abre pra que mais pessoas possam participar disso. lançamos uma coleção de camisetas com as estampas que nos movem. e é lindo ver a galera por aí espalhando essa ideia. <3

----

dobra por todos lugares

na busca por formas mais fáceis de espalhar a palavra, as histórias e algumas frases da cultura da dobra por aí, encontramos nos stickers mais uma opção. lançamos 3 cartelas de stickers que resumem um pouquinho - muito - do que já rolou por aqui. desde a metodologia anti burocracia que chamamos de amigos do bar, até imagens do chefinho batman pra simbolizar a horizontalidade da empresa, até stickers de personagens do dobra lab. é a síntese de tudo que envolve a experiência dobra, pra espalhar mesmo por aí.

----

dobra foi escolhida como 1 das 10 statups mais conscientes do brasil

fomos escolhidos pelo movimento Capitalismo Consciente Brasil como um dos negócios mais conscientes do país, com base em propósito maior, cultura e liderança consciente. foi um reconhecimento grande pra uma empresa relativamente pequena. ficamos MUUUITO felizes ❤

MARÇO

ABRIL

----

lançamos a bag da dobra

pra carregar tudo e todas essas ideias malucas, fazia sentido pensar nos outros momentos da vida. como a gente vai sempre fazer. criamos uma bolsa super resistente, leve e reversível pra ser usada em todos as horas, todos os rolês. desde sair pra um picnic ou ir pra praia até levar pro mercado e evitar sacolinhas descartáveis. a embalagem? foi o copo eco da dobra 🙂

----

pode encher o SAC da dobra

o mundo da internet pode confundir o consumidor. a gente entende, mas a gente também recebia muuuuitas mensagens com pedidos de ajuda sobre compras feitas em outras lojas, casos nos quais a gente não podia ajudar muito. mas tentamos sempre! em resposta, e pra alertar a galera a não se confundir de loja por causa dos ads, criamos uma série de vídeos com base em casos reais. pode chamar a gente que vamos tentar resolver o que não foi resolvido em outro lugar.

----

nos mudamos

chegou a hora de mudar pro espaço que construímos do zero, a nova sede da dobra. foram 3 anos de operação em uma casa alugada no centro da cidade. já com 20 pessoas, finalmente nos mudamos em maio. sem muitos móveis, ainda levando cadeiras de praia pra sentar nos primeiros dias, mas acreditando na mudança. cada dia que passa o lugar fica mais a nossa cara. e cada dia que passa comemoramos mais as mudanças e os passos pra fora da zona de conforto.

MAIO

JUNHO

----

lançamos o plano

com as imagens gravadas durante a reforma que fizemos no projeto Mãos à Dobra, colocamos em um vídeo só a nossa proposta de projetos de impacto social: fazer local pra inspirar global. é o nosso grande plano: acreditar que a gente pode transformar. a moral da história? ele não precisa ser um grande plano, nem precisa ter uma grande estratégia. basta fazer, basta acreditar, basta colocar a mão na massa. mãos à obra! juntos a gente pode impactar muito mais.

----

nossa hortinha

começamos o sonho da hortinha própria na sede nova. não podíamos continuar enviando cartões com sementes de plantinhas pro brasil inteiro sem que a gente plantasse também. além das plantas que enviamos com o cartão amor, que são manjericão, margarida e salsinha, incluímos várias outras por aqui. estrategicamente localizada ao lado da cozinha, a hortinha cheia de temperos fresquinhos é cuidada por todos, mas principalmente pelo vô ilvo, que adora visitar a gente cuidar das plantas, sempre com seus looks incríveis.

----

mais de 6.500 carteiras recicladas

com muito amor, enviamos as dobras pra esse mundão e com muito amor, elas voltam pra gente reciclar. a produção é feita sob demanda e os resíduos do nosso processo de produção são reciclados e aproveitados. a dobra é MUITO resistente, isso todo mundo já sabe. mas mesmo assim, um dia a gente acaba enjoando dela, ou ela fica velhinha, né? quando isso acontecer, basta mandar ela de volta pra dobra, que nós cuidamos do processo de reciclagem. o programa de reciclagem é principalmente sobre o potencial de cada um em fazer diferente. além de enviar pra gente, muitas pessoas ainda mandaram cartinhas e bilhetinhos. amor se multiplica, exponencializa. por isso tem até vídeo no canal abrindo e lendo cartinhas, fofo demais né?

----

participamos de um podcast da magazine luiza

o “Cabeça de Lab”. la´batemos um papo sobre inovação, tecnologia e propósito. contamos como surgiu o negócio, falamos sobre a necessidade de quebrar paradigmas, de testar novas maneiras de criar e atender clientes.

----

email sem assunto

se não estamos aqui só pra vender produtos, não faz sentido só enviar e-mails de venda ou de produtos ou aquelas coisas que toda empresa manda. já faz um tempo que enviamos e-mails só pra falar da vida com a nossa base, mas este nos rendeu conversas e trocas incríveis. foi um marco na nossa história de empresa mandando e-mails normais sem segundas intenções.

----

lançamos a oldzinha

lançamos mais um modelo de carteira super fininha! a oldzinha surgiu pra diminuir o tamanho da carteira old is cool - nosso modelo com layout mais tradicional e acabamento em costura. a partir daí disponível também em dois tamanhos diferentes: RG (a maior) e a CNH (menor, vulgo oldzinha). nas redes sociais rolou um papo sobre deixar as tradições mais leves e viagem no tempo. não fez a conexão?

JULHO

AGOSTO

----

participamos do maior evento de startups do brasil - a GRAMADO SUMMIT.

foram três dias de uma verdadeira imersão no empreendedorismo digital, com 130 startups e 60 palestrantes, incluindo a dobra no palco principal. teve estande com produtinhos e muita troca com pessoas de todo país, foi irado! além disso, rolou vlog da galera da dobra em uma casa, juntos por 4 dias, mostrando toda função do evento, os bastidores e as fetinhas.

----

primeira palestra do batman

não é novidade que não temos chefes, nem supervisores e nem diretores. pra simbolizar isso, elegemos o batman como chefe e CEO - ele é o único ser que manda na dobra. por isso entendemos quando pediram que ele palestrasse em um evento. foi a primeira e única palestra feita por um cachorro na história! ele foi contar, na perspectiva dele, um pouco sobre o que temos feito aqui na dobra.

----

PIROCA EM UMA MATéria do maior jornal do rS?

sempre tivemos muita liberdade nas dependências da dobra. isso inclui a aparição de pirocas de borracha posicionadas em locais estratégicos, ou voando por aí, ou até sendo usadas em competições de tiro ao alvo. e tudo bem né? quando um grande veículo de notícias publicou uma reportagem sobre a dobra, foi surpresa pra todos encontrar ali, no fundo de uma pequena foto impressa no jornal, pro estado inteiro ver - ela, a piroquinha de borracha em cima de uma máquina de costura. não foi mensagem subliminar, foi demonstração de espaço livre.

----

collab com a edelbrau

unimos nossas carteiras fininhas com uma das cervejarias mais sustentáveis do Brasil, a Edelbrau. o resultado foi um kit de cervejas com carteiras incríveis, pensado nos mínimos detalhes. a colab foi a soma de duas empresas diferentes e com propósito, que além de um produto irado, somam em impacto social também. +2 reais de cada venda destinados para um fundo de projetos sociais. temos nossa própria cerveja pra comemorar tudo - todas as pequenas e as grandes coisas também! é a cultura da dobra 🙂

----

PARCERIA COM GUIA BOLSO

o papo sobre consumo, assim como deveria, foi além! e aí aconteceu uma parceria com o app de finanças Guia Bolso, em uma campanha pra conscientizar as pessoas sobre os males do cheque especial. conversamos no twitter, fizemos sequências de stories e mandamos emails pra falar disso. além de todo conteúdo, rolou descontinho nos produtos pra quem já andava por dentro desse papo. é importante pra todo mundo, vamos falar mais de grana!

----

ROLOU FESTA MEXICANA!

nossos estoques de cervejitas que rimam com cafona estavam bem cheios, os astros estavam alinhados e tudo estava indicando que deveríamos fazer uma festa mexicana. foi a primeira festa aberta a convidados que fizemos. teve tequila, comida mexicana com um food truck da cidade, decoração, muito tombo e dancinhas incríveis. foi massa, mas foi a última festa na sede. por motivos de: a vizinhança inteira reclamou depois. agora só fazemos happy hour, sunsets e essas paradas em que as pessoas usam óculos de sol quando já tá começando a ficar escuro. moderno.

SETEMBRO

OUTUBRO

----

iniciamos nossa jornada gastronômica nos canais da dobra

sem chefes de cozinha, sem chefes na vida, é o MASTER SEM CHEF! a primeira receita foi um risoto de shimeji com provolone e manjericão, feito pela duda. ainda não ficamos famosos no mundo da culinária mas logo vai. a ideia é que a galera da dobra compartilhe algumas das receitinhas que preparam pra galera, com todo mundo.

----

A BLACK FRIDAY MAIS F*DA DA INTERNET.

em um momento de consumismo, a única promoção que fazemos: ao doar qualquer valor pra algum projeto social de financiamento coletivo e apresentar o comprovante, demos uma carteira de presente na compra de algum outro produto no dia 29/11. no primeiro ano, foram 20 mil reais em doações diretas. em 2018, foram arrecadados mais de 51 mil reais em doações. no último ano, foram mais de 66 mil reais em doações para projetos sociais. provamos, mais um ano, que juntos, podemos impactar muito mais.

NOVEMBRO

DEZEMBRO

----

FESTA DE FINAL DE ANO

a festa de final de ano da firma foi temática mais uma vez! seguimos à risca a regra de comemorar tudo - todas pequenas e grandes coisas. neste ano, o tema da celebração foi mudança. celebramos as mudanças que tem rolado com a gente, incluindo a sede nova, e abraçamos a ideia de estar sempre em movimento, sempre abertos às mudanças que vão continuar vindo nos próximos anos, e os passinhos pra fora da zona de conforto. que venham mais anos, que venham mais mudanças!

COMPARTILHA COM A GALERA 🙂

deixa seu comentário 🙂

ei, te cadastra aí

receba novos posts por e-mail
(e uns descontinhos de vez em quando)

ei, te cadastra aí

receba novos posts por e-mail
(e uns descontinhos de vez em quando)

mais sobre a dobra 🙂

pq comprar
na dobra?

faça vc
mesmo

seja um
collab

nossa
reciclagem

produtos
na loja

NOVA
CARTEIRA CLÁSSICA

PORTA
CARTÃO

CARTEIRA
OLD IS COOL

PORTA
PASSAPORTE

TÁ SABENDO?

tem muita novidade na Dobra 😱

dois novos produtos que a galera tá amando e mais de 200 novas estampas. não perde tempo e clica aí pra ver tudo que tá rolando: