5 produções para o combate ao racismo

COMPARTILHA COM A GALERA 🙂

Compartilhar no facebook
Compartilhar no twitter
Compartilhar no linkedin
Compartilhar no whatsapp
Compartilhar no pinterest
Compartilhar no email

olá, meu nome é sandro honorato, sou capixaba, criador de conteúdo no meu blog de poesias rimas do preto e também redator de seriados do geek guia. se gostar, nos siga no instagram que toda semana tem texto novo por lá ☺

neste momento em que tem ganhado mais força o movimento #blacklivesmatter, quantas obras você conhece que citam o tema?

listo aqui produções que são importantes para essa discussão e ao mesmo tempo nos ensinam a combater de perto o racismo diário!

 

5. self made: a vida e a história de madam c.j.walker

a minissérie da netflix possui 4 episódios contando a história de sarah breedlove (octavia spencer), uma empresária do ramo de cosméticos voltados para o cabelo crespo. sabemos que boa parte da autoestima da mulher está no cabelo: “seu cabelo está lindo”, “adorei seu novo visual” entre outros são elogios que sempre valem à pena, para mulheres negras mais ainda.

mas nada foi fácil, pois assim como atualmente, na época onde se passa esta trajetória existe muito machismo e racismo.

série disponível na netflix.

4. quem matou malcom x?

a série tem dois pontos fortes: revelar um pouco mais sobre a origem e poder de liderança de malcom x e mostrar que existiram falhas na investigação do caso. o mesmo foi assassinado enquanto discursava para uma plateia no harlem em 1965.

o ativista defendia o confronto para enfrentar a violência racial. inteligente, sabia muito bem usar as palavras para incendiar o público. no documentário vemos que prisões foram feitas na época, mas existem evidências contrárias as suas razões.

a série documental tem 6 episódios e encontra-se disponível na netflix.

3. cara gente branca

dear white people ou cara gente branca é uma série da netflix com 3 temporadas que mostra samantha white e outros jovens negros numa universidade onde a maioria das pessoas são brancas. esta série toca bem fundo no tema racismo. existe racismo reverso? brancos e negros tem os mesmos direitos numa universidade? também podemos ver que há muitas formas de você mostrar que é negro e um ativista da causa.

a série encontra-se disponível na netflix.

2. olhos que condenam

no ano de 1989 cinco jovens foram presos pela polícia de nova york sendo acusados de agressão e violência sexual, contra uma jovem que estava no central park. assim, começa uma jornada de comoção e sofrimento das famílias em busca da inocência dos garotos.

a narrativa mostra o quando é agressivo o sistema carcerário e judiciário dos eua. além de, claro, ser bem preconceituoso e racista! são apenas 4 episódios, mas quem assiste não se arrepende.

série disponível na netflix.

1. seven seconds

seven seconds parece tão atual para os dias de hoje. infelizmente.

a série já começa a partir da morte de brenton butler, um jovem negro, após ser atropelado por peter jablonski (beau knapp), um policial branco.

desesperado, jablonski liga para seu amigo também policial diangelo, pedindo ajuda. sabe qual é a ajuda? jablonski, diangelo e mais dois companheiros de sua unidade decidem acobertar o caso.

com as tensões raciais crescendo na cidade, a promotora kj harper (clare-hope ashitey) tenta trazer justiça para sua comunidade sem deixar que seus problemas pessoais afetem o trabalho. latrice butler (regina king) é a mãe do adolescente, determinada a descobrir o que realmente aconteceu.

a atuação de regina king, inclusive, lhe rendeu o emmy awards em 2018.

se você lembrou sobre o atual contexto de protestos nos eua, esta série é um soco no estômago.

a série possui 10 episódios e está disponível na netflix.

menção honrosa: um maluco no pedaço

nem só em séries dramáticas ou documentários é tocado o tema racial, um exemplo é o sitcom the fresh prince of bel-air ou como conhecemos, um maluco no pedaço.

na trama, após uma briga na filadélfia e com medo do futuro do filho ser envolvido com o crime, a mãe de will (will smith) o envia para mansão de sua irmã vivian, que mora num bairro elegante em los angeles.

a série é hilária, mas também toca em assuntos como diferenças de classes sociais, drogas, sexo e também racismo.

tem episódio de will discutindo sobre malcom x com a tia vivian, tem will e seu primo carlton sendo presos por serem negros e estarem dirigindo um carro que aparentemente dirigem devagar (?!).

têm muitas referências para debater!

um maluco no pedaço tem 6 temporadas e está disponível na netflix e amazon prime video.

existem muitas outras obras importantes e que nos ajudam a levantar a bandeira contra o racismo dentro, fora e através da cultura pop!

o importante não é apenas subir a tag #vidasnegrasimportam e sim, realmente fazermos nossa parte e participar ativamente do processo.

ei, te cadastra aí

receba novos posts por e-mail
(e uns descontinhos de vez em quando)

ei, te cadastra aí

receba novos posts por e-mail
(e uns descontinhos de vez em quando)

DEIXE SEU COMENTÁRIO 🙂

saiba mais sobre a dobra 🙂

pq comprar
na dobra?

faça vc
mesmo

seja um
collab

nossa
reciclagem

produtos
na loja

NOVA
CARTEIRA CLÁSSICA

PORTA
CARTÃO

CARTEIRA
OLD IS COOL

PORTA
PASSAPORTE

TÁ SABENDO?

tem muita novidade na Dobra 😱

dois novos produtos que a galera tá amando e mais de 200 novas estampas. não perde tempo e clica aí pra ver tudo que tá rolando:

ESPECIAL DO EMAIL

GANHE UMA CARTEIRA :)

nas compras de R$ 150 ou mais, adicione o cupom no carrinho e ganhe uma Nova Carteira Clássica Noite Estrelada Sobre o Ródano tamanho RG :)

TÔ TE VENDO SAIR 👀

TÔ DE OLHO EM VC 👀

pode parar por aí, ainda tenho tanto pra te falar. deixa seu e-mail aqui pra eu te mandar umas novidades e descontinhos marotos de vez em quando: