5 produções para pensarmos sobre sustentabilidade

olá, meu nome é sandro honorato, sou capixaba, criador de conteúdo no meu blog de poesias rimas do preto e também redator de seriados do geek guia. se gostar, nos siga no instagram que toda semana tem texto novo por lá ☺

mas hoje quero falar sobre um assunto que tem tudo a ver com a dobra: sustentabilidade.

me acompanha neste texto até o final que tenho certeza que vamos mudar seu jeito de enxergar o mundo, pelo menos um pouquinho 🙂

 

OKJA

em 2007, lucy mirando (tilda swinton), chefe de uma grande empresa anuncia uma nova espécie de animal apelidada de “super-porco”. com uma ideia ambiciosa, ela envia 26 animais para 26 diferentes países do mundo com a promessa que 10 anos haverá um concurso para eleger o “melhor super-porco”.

10 anos depois, somos apresentados a mikha (ahn seo-hyun) e seu avô que moram na coréia do sul. mikha tem forte ligação com o super-porco okja e irá até o fim para que não seja separada de sua amiga.

mais que uma simples amizade inusitada, o filme foca num tema bem atual: o capitalismo, a vontade de lucrar de uma empresa (no caso americana, mas é um fator global) e do outro lado a luta pela vida de um animal que nada tem a ver com estas metas.

o filme é dirigido por bong joon-ho, o mesmo diretor vencedor do oscar em 2020 com “parasita” e conta no elenco também com o ator jake gyllenhaal (“donnie darko”, ”nocaute”).

disponível na netflix.

VIRUNGA

virunga é um filme/documentário de 2014 que mostra a luta pela preservação do parque nacional de virunga, na república democrática do congo.

aqui, vemos os guardas do parque que lutam contra os rebeldes e uma nova empresa chamada SOCO que ganhou os direitos de explorar uma área do parque que, segundo estudos, possui petróleo.

sobretudo, o filme também foca na relação dos guardas com o parque, o sentimento de fazer parte de lá, de terem os animais até como membro da família.

o filme concorreu ao oscar de melhor documentário de longa-metragem em 2015.

disponível na netflix.

SEREMOS HISTÓRIA

seremos história (em inglês before the flood) é um documentário da national geographic que é narrado por leonardo dicaprio.

não só narrado, ele é um conjunto de entrevistas feitas pelo ator em dois anos viajando o mundo como mensageiro da paz para mudanças climáticas pela ONU.

o documentário conta com entrevistas com o secretário geral da ONU ban ki-moon, o ex presidente barack obama, o papa francisco, cientistas da NASA, demais cientistas ao redor do mundo e sobretudo com pessoas que vivem em lugares que é visível que a mudança climática já chegou e mudou suas vidas.

super recomendo, uma vez que logo no início do documentário o próprio ator diz que ouviu a palavra sustentabilidade apenas aos 20 anos! ou seja, tudo para ele (incluindo também na frase muitos estadunidenses) é um tema que pode passar despercebido.

o documentário tem cerca de 95 minutos e está disponível com legendas no youtube.

MINIMALISMO

minimalismo: um documentário sobre as coisas importantes (em inglês “minimalism: a documentary about the important things”) aborda o tema do consumismo.

realmente precisamos de tudo que nos é oferecido? o último celular lançado, o carro do ano, um sapato para cada dia da semana ou ter um guarda-roupas maior do que o cômodo de muitas outras pessoas?

aqui vemos o movimento que prega viver bem, com felicidade e com menos bem materiais.

assim conhecemos joshua fields millburn e ryan nicodemus, dois amigos que decidiram mudar o estilo de vida consumista, lançaram um livro e passaram 10 meses viajando pelos estados unidos no processo de divulgação.

mas atenção: eles não pregam o radicalismo! o importante não é se livrar de tudo e sim daquilo em excesso, tudo que foi comprado para preencher um vazio existencial. profundo, não é mesmo?

o documentário de 2015 possui 79 minutos e está disponível na netflix e no youtube.

WALL-E

talvez o filme mais famoso desta minha lista seja wall-e, a animação de 2008 produzida pela pixar.

ela mostra o robô wall-e criado no ano de 2100 com a função de limpar a terra coberta por lixo. enquanto isso os humanos ficariam se desintoxicando em uma estação espacial por 5 anos. mas acabou sendo bem mais que isso (por que será, não é mesmo?).

o filme é cativante, criativo e nos faz pensar em como será o mundo se continuarmos consumindo sem parar e sem pensar no futuro que queremos para nos filhos.

tem duração de 97 minutos e está disponível no globo play.

COMPARTILHA COM A GALERA 🙂

Compartilhar no facebook
Compartilhar no twitter
Compartilhar no linkedin
Compartilhar no pinterest
Compartilhar no email
Compartilhar no whatsapp

deixa seu comentário 🙂

ei, te cadastra aí

receba novos posts por e-mail
(e uns descontinhos de vez em quando)

ei, te cadastra aí

receba novos posts por e-mail
(e uns descontinhos de vez em quando)

mais sobre a dobra 🙂

pq comprar
na dobra?

faça vc
mesmo

seja um
collab

nossa
reciclagem

produtos
na loja

NOVA
CARTEIRA CLÁSSICA

PORTA
CARTÃO

CARTEIRA
OLD IS COOL

PORTA
PASSAPORTE

COMPARTILHA COM A GALERA :)

Compartilhar no facebook
Compartilhar no twitter
Compartilhar no linkedin
Compartilhar no pinterest
Compartilhar no email
Compartilhar no whatsapp

deixa seu comentário :)

ei, te cadastra aí

receba novos posts por e-mail
(e uns descontinhos de vez em quando)

ei, te cadastra aí

receba novos posts por e-mail
(e uns descontinhos de vez em quando)

mais sobre a dobra :)

pq comprar
na dobra?

faça vc
mesmo

seja um
collab

nossa
reciclagem

produtos
na loja

NOVA
CARTEIRA CLÁSSICA

PORTA
CARTÃO

CARTEIRA
OLD IS COOL

PORTA
PASSAPORTE

TÁ SABENDO?

tem muita novidade na Dobra 😱

dois novos produtos que a galera tá amando e mais de 200 novas estampas. não perde tempo e clica aí pra ver tudo que tá rolando:

TÔ TE VENDO SAIR 👀

TÔ DE OLHO EM VC 👀

pode parar por aí, ainda tenho tanto pra te falar. deixa seu e-mail aqui pra eu te mandar umas novidades e descontinhos marotos de vez em quando: