dobra manifesto – tudo sobre meu tcc

COMPARTILHA COM A GALERA 🙂

Compartilhar no facebook
Compartilhar no twitter
Compartilhar no linkedin
Compartilhar no whatsapp
Compartilhar no pinterest
Compartilhar no email
Compartilhar no pocket
Compartilhar no print

oizinho, eu sou a sabrina e sou uma das minas da costura aqui da dobra 🙂

tô aqui pra contar como nasceu uma coleção de roupas de Tyvek®. sim, roupinhas com dobrinhas feitas do mesmo material da carteira!

tudo começou ano passado quando comecei meu tcc de moda e resolvi colocar a dobra no meio disso haha.

não tinha ideia do que fazer no tcc, e trocando uma ideia com a galera pensei “e se fizer uma coleção de tyvek®?” “vai ser loko, mas legal né?”.

a partir daí pensei nas coisas que eu curtia e que tinham a ver com a dobra, pra achar o tema do trabalho.

resolvi trazer o assunto da arte urbana, falar sobre algumas intervenções como performance, happening, interferências… e entrar no principal assunto: o grafite, me dedicando também a cultura hip-hop ♥️

no trabalho conto sobre o grafite ser um dos principais pilares da cultura hip-hop, conto sobre a história disso tudo, conto sobre pichação, e conto também sobre alguns artistas de destaque no meio artístico, como Christo Javacheff, Allan Kaprow, Basquiat, Banksy, Os Gêmeos e Kobra. além disso, também explico algumas técnicas e estilos de grafites.

falo no trabalho sobre processos criativos do grafite e fiz entrevistas com grafiteiros aqui da região de Porto Alegre, pra saber como eles trabalham.

conversei com o Jotapê (@jotapepax), Bruno Shilling (@brunoschilling), Maick Sei lá (@maickseila), Henrique Oliveira (@henriiqueoliveiira) e Mariana Castelo (@tintabordada). (confiram o trampo desses queridus, ouve a miga)

no meio das manifestações políticas, chamei o jotapê pra grafitar um painel de Tyvek®.

nos encontramos na pax art em porto alegre, trocamos uma ideia de como mais ou menos ia acontecer e só deixamos fluir.

enquanto ele grafitava, a metida aqui resolveu fazer uma performance, interferindo no grafite, usando um macacão de Tyvek® (da play no vídeo aqui embaixo).

o resultado desse grafite foi usado para estampar as peças da coleção

para desenvolver a coleção, me inspirei também na marca Christopher Raeburn, que além de roupinhas legais, tem um propósito muito legal também, tudo a ver com a dobra!

alguns detalhes como modelagem e mix de produtos, foram elaborados pensando nas duas marcas.

pra fazer as peças, primeiro desenvolvi mini modelagens, pra conseguir aplicar algumas dobras nas peças.

depois, elas foram escaneadas e colocadas em escala maior, pra conseguir imprimir e produzir as peças.

apresentei a banca no fim de novembro, e no dia 05 de dezembro aconteceu o projeta-me.

no final de cada semestre o curso de moda da feevale organiza esse evento, que é um desfile de moda pensado para apresentar as coleções desenvolvidas pelos alunos durante o tcc.

ao som de “the fresh prince of bel-air” (aquela música clássica de um maluco no pedaço), meus queridos e lindos modelos (além de migus) subiram comigo no palco do teatro da feevale pra apresentar um pouquinho desse trabalho desenvolvido durante um ano.

agora que tu chegou até aqui, mostro o resultado final da coleção.

olha bem esse time fofo com uma pose bacana, analisa os lookinhos e me conta o que achou disso tudo.

me conta o que acha de umas roupinhas de Tyvek®, vai que né….

Na fotinho (começamos pela esquerda): Laíssa (@laissazenker), euzinha (@sabrinaazevedo), Viktor (@viktoryang), Amanda (@amandaniches) e agachado é o João (@joaovictorvaz_), modelo da agência Lotus (@lotusmodels_).

____________________________________________________________________________

release da coleção:

dobra manifesto

Sentir o cheiro da tinta no momento em que é expelida de uma lata de spray, observar enquanto atinge a superfície, ganha forma e traços viram manifesto. Manifesto que vem do momento, do que está acontecendo, da conexão com o mundo, com o urbano, de como se sente uma informação quando a recebe. Processos que são tradução de uma comunicação. Comunicação mostrada através do vestir. Vestir o sentir de uma cultura.

A coleção dobra manifesto se inspira no grafite, um dos pilares da cultura hip-hop. As peças são produzidas com um material que parece papel, e com a colaboração do artista Jotapê, recebem estampas de um grafite desenvolvido especialmente para a coleção.

____________________________________________________________________________

então queridos, espero que tenham curtido, quem quiser ler um pouco mais entra aqui!

beijoooos no coração, e até mais (ainda volto com umas receitinhas).

TÔ TE VENDO SAIR 👀

TÔ DE OLHO EM VC 👀

pode parar por aí, ainda tenho tanto pra te falar. deixa seu e-mail aqui embaixo pra eu te mandar umas novidades e descontinhos marotos: