eu não sei vocês, mas eu sou sapatão!

oioi, tudo bom? eu sou a Flávia, criadora do perfil @todasapataja e artista collab das estampas da dobra 🙂 eles me liberaram pra passar aqui pra fazer um jabá das minhas estampas, então vamos lá…

em fevereiro de 2011 surgia o perfil @todasapataja baseado na ideia de brincar com os clichês que toda mulher lésbica (também chamada de sapata/sapatão), já havia vivido: toda sapata já se apaixonou por uma hetero; toda sapata já comprou uma camisa xadrez; toda sapata já namorou a distância; toda sapata já usou anel de coquinho, sofreu e chorou ouvindo mpb… 

aliás, você sabe porque lésbicas são chamadas de “sapatão”?

diz-se que tem ligação com questões de gênero e o uso de sapatos masculinos por mulheres. devido ao fato de sapatos masculinos serem de uma numeração maior, essas mulheres passaram a ser chamadas de “sapatão”.

(pequena pausa para falarmos dos tênis da dobra que além de lindos não tem gênero <3)

mas afinal o que é ser lésbica?

a gente que é cringe gosta de pesquisar e segundo o dicionário, lésbica é a mulher que tem atração sexual por ou mantém relação afetiva e/ou sexual com outra mulher. e falando de mulheres, vamos falar rapidinho sobre essa estampa incrível que traz o espelho de vênus que é um símbolo criado pela alquimia. na mitologia romana, vênus era a deusa do amor, associada com harmonia, sendo assim uma representação do feminino:

mas ser mulher está muito além desses padrões de delicadeza, harmonia e feminilidade, não é mesmo? nem toda mulher é bela, recatada e do lar, diga-se de passagem. e nos apoiando em simone de beauvoir (maravilhosa!), a mulher sempre foi definida com uma oposição ao homem. toda virilidade esperada socialmente de um homem, se contradiz na delicadeza de uma mulher.

mas, e quando a mulher não performa feminilidade? e quando ela é uma “caminhoneira”? por falar nisso, você sabe porque algumas lésbicas são chamadas de “caminhoneira”?

pensando na heteronormatividade, o termo surgiu na gíria para se referir a mulheres que não performam feminilidade, em comparação a motoristas de caminhão, com roupas largas, bermudas e regatas. um momento para falarmos dessa estampinha aqui ó:

mas corta aqui pra eu falar um pouquinho mais sobre a pauta lésbica. mas antes, já que eu falei em cortar, eu preciso falar dessa estampinha aqui, afinal se você é sapatão já ouviu falar da famigerada tesourinha:

como eu sou desse pessoal dos direitos humanos, preciso falar rapidinho sobre os princípios de yogyakarta do qual o brasil é signatário:  são princípios sobre a aplicação da legislação internacional de direitos humanos em relação à orientação sexual e identidade de gênero, e neles a gente encontra que orientação sexual é uma referência à capacidade de cada pessoa de ter uma profunda atração emocional, afetiva ou sexual por indivíduos de gênero diferente, do mesmo gênero ou de mais de um gênero, assim como ter relações íntimas e sexuais com essas pessoas. ou seja, brincadeiras, gírias e clichês a parte, cabe-nos lembrar que você não precisa de validação alguma para se afirmar lésbica ou sapatão. 

você pode ser quem quiser, gostar de quem quiser e do jeito que quiser. amar outra mulher é um ato político e revolucionário. mas por falar em amor, eu me pergunto se um dia vou encontrar uma consagrada ou se vou me tornar a tia cacura e cheia das samambaias e dos gatos. para vocês jovens padawans que ouvem k-pop, a sapatia explica: cacura é uma gíria pra se referir a pessoas lgbtqia+ mais velhos ou mesmo idosos. e a gente que meio cacura, adora ter um gato ou umas plantas em casa… e vamos falar dessa estampa em homenagem aos nossos amigos peludos:

(Mas já que falei de plantas, precisamos falar dos cachepô da dobra também, confere aqui:

plantas – ✅

gatos – ✅

chão de taco – ✅

então, que tal completar seu kit sapatão cringe minimalista com alguns quadrinhos? confere aqui alguns baseados no nosso perfil e na causa lgbtqia+:

bom gaylera, é isso! espero que vocês gostem dos produtinhos e do nosso perfil!

beijinhos sapatonicos!

Flávia 😉

COMPARTILHA COM A GALERA 🙂

Compartilhar no facebook
Compartilhar no twitter
Compartilhar no linkedin
Compartilhar no pinterest
Compartilhar no email
Compartilhar no whatsapp

deixa seu comentário 🙂

ei, te cadastra aí

receba novos posts por e-mail
(e uns descontinhos de vez em quando)

ei, te cadastra aí

receba novos posts por e-mail
(e uns descontinhos de vez em quando)

mais sobre a dobra 🙂

pq comprar
na dobra?

faça vc
mesmo

seja um
collab

nossa
reciclagem

produtos
na loja

NOVA
CARTEIRA CLÁSSICA

PORTA
CARTÃO

CARTEIRA
OLD IS COOL

PORTA
PASSAPORTE

TÁ SABENDO?

tem muita novidade na Dobra 😱

dois novos produtos que a galera tá amando e mais de 200 novas estampas. não perde tempo e clica aí pra ver tudo que tá rolando:

TÔ TE VENDO SAIR 👀

TÔ DE OLHO EM VC 👀

pode parar por aí, ainda tenho tanto pra te falar. deixa seu e-mail aqui pra eu te mandar umas novidades e descontinhos marotos de vez em quando: