como cuidar das plantinhas do cartão semente?

COMPARTILHA COM A GALERA 🙂

Compartilhar no facebook
Compartilhar no twitter
Compartilhar no linkedin
Compartilhar no whatsapp
Compartilhar no pinterest
Compartilhar no email
Compartilhar no pocket
Compartilhar no print

eaííí! tudo certo?

meu nome é laíssa e eu trabalho na parte da costura e desenvolvimento de produtos aqui na dobra 😊

sou também uma entusiasta das plantinhas, adoro a função de plantar e cuidar delas e tenho como meu objetivo de vida transformar meu apartamento numa pequena selva, haha.

preciso contar já de cara que a maior parte do que sei sobre cultivo de plantas veio de dicas que recebi e experiência própria. 

claro, eu sempre dou uma pesquisadinha quando acrescento um novo membro a família, me informo sobre que tipo de tipo de luz, espaço e clima ela curte, mas de resto eu meio que vou observando o lugar da casa que ela melhor se adapta, quanto de água precisa e coisas do tipo. 

não é um método infalível, mas está funcionando bem até o momento!

por isso para montar esse post eu dei uma pesquisada, coletei algumas dicas e misturei com algumas coisas que já aprendi com o tempo.

como muitos já sabem, o cartãozinho que vai com cada um dos produtos da dobra, não é só um cartão, ele é uma plantinha também (se você observar bem, dá pra ver as sementinhas nele) <3. 

e pra plantar ele é beeem simples, basta picotar o cartão (com a mão mesmo), colocar em um vasinho com terra, cobrir ele com mais ou menos 1cm de terra o e logo em seguida regar. 

tá, mas a plantinha vai crescer, virar uma árvore enorme, tomar conta da minha casa?

nããão, calma!

todos os três tipos de plantas que temos nos nossos cartões são pequenas e fáceis de cuidar. mas pra dar um help, separei dicas pra cuidar de cada uma delas aqui:

MANJERICÃO

todos os cartões que vão junto das nossas carteiras, porta cartão e porta passaporte, tem sementes de manjericão, que é uma planta aromática ótima para temperar a comida, fazer molhos e até chazinhos.

um pouco de água a cada dois ou três dias já deixa o manjericão numa boa! mas na dúvida, coloca o dedo na terra pra ver se ela está seca, se sim, pode dar mais uma aguinha pra ele (isso vale pra quase todas as plantas). 

o manjericão não gosta de sol forte, então o ideal é deixar o vasinho num lugar que pegue o sol do início ou fim do dia, ou ainda que pegue bastante luz, mas não sol direto.

a partir de dois ou três meses depois do dia que você plantou, já dá pra colher umas folhinhas e usar pra preparar uns pratos legais.

uma dica legal é prestar atenção quando começarem a nascer florzinhas, pra tirar elas (pode ser com uma tesoura mesmo). 

dá um dó, mas ajuda a planta a crescer mais forte e saudável!

MARGARIDA

os cartõezinhos que acompanham os tênis e camisetas, tem sementes de margarida <3

diferente do manjericão, a margarida é uma planta que gosta bastante de sol e precisa ser regada diariamente, só cuida pra não encharcar a coitada, haha. o melhor horário pra molhar ela é no início ou final do dia (e isso serve como regra geral de rega).

ela não é muito fã de inverno, então pode ser que se o clima ficar muito frio ela “hiberne” e volte a florescer quando esquentar.

essa é uma planta que vale muito a pena ser transplantada para o jardim ou para um vaso maior (depois que ela crescer um pouco), porque costuma se espalhar bastante e deixar tudo perfumado.

SALSINHA

o cartão de visitas da dobra tem sementes de salsinha, que é uma planta muito boa pro uso culinário, dá pra inventar uns pratos legais com ela. além do que, tem um potencial diurético e auxilia na digestão 😉

já aviso que essa é uma plantinha que vai testar a sua paciência porque demooora pra brotar, haha. a sua sementinha deve levar de 2 a 6 semanas pra dar as caras depois de plantada, mas a partir daí é bem tranquila de cuidar.

a salsinha precisa de um pouco de água todos os dias e se dá bem tanto em locais ensolarados, quanto na sombra (com bastante luminosidade). só não deixa ela torrando no sol do meio-dia!

pra colher ela e usar na cozinha, o ideal é esperar de dois a três meses, igual ao manjericão, aí ela já deve ter atingido uma altura de 12 a 16 cm e vai ficar de boas se você pegar alguns dos talinhos mais de fora.

é isso, gente, espero que essas dicas ajudem vocês a manterem as suas plantinhas vivas e felizes! e qualquer dúvida que tenha ficado, pode perguntar nos comentários ou pro nosso querido batman 😊

beijo procês!

TÔ TE VENDO SAIR 👀

TÔ DE OLHO EM VC 👀

pode parar por aí, ainda tenho tanto pra te falar. deixa seu e-mail aqui embaixo pra eu te mandar umas novidades e descontinhos marotos: